Avançando na frente de jogos como Call Of Duty e FIFA, o “GTA do Brasil” revoluciona a indústria brasileira de games
O jogo brasileiro 171, da criadora Beta Games Group, ficou recentemente no topo da lista de jogos mais vendidos no mundo todo. A informação é da plataforma Steam, que vende jogos para PC, e o jogo chegou a ultrapassar os lançamentos Call Of Duty Modern Warfare 2 e FIFA 23.
A produção, chamada mundialmente como “GTA brasileiro”, se inspira claramente na franquia da Rockstar Games. O jogo se passa em Sumariti, uma ambientação totalmente brasileira inspirada no município de Sumaré, em São Paulo. O protagonista se chama Nicolau Souza, um jovem morador de periferia, que se vê obrigado a entrar para o mundo do crime após seu irmão se envolver em certos problemas.
LEIA TAMBÉM:
A versão do jogo que está disponível na Steam, como acesso antecipado, é a versão Alfa. Isso significa que o jogo ainda está, em grande parte, incompleto e em fase de testes. Várias mecânicas já estão liberadas para o público experimentar, como fazer entregas de aplicativo com uma moto, vender gás, levar carros para o desmanche etc. Além disso, todos os veículos do jogo podem receber modificações especiais na oficina, localizada no mapa.
Dentre as atividades criminosas que os jogadores podem realizar, estão: comprar armas, vender drogas, roubar veículos e enfrentar a Polícia. Essas mecânicas são muito comuns na franquia GTA, o que aumenta a popularidade do 171 como um “GTA do Brasil”.
A Beta Games Group idealizou como seria o jogo em 2010, criando os esboços iniciais. Em 2015, o jogo saiu do papel e entrou em desenvolvimento. Por volta do fim de 2020, o jogo teve sua versão pré-alfa liberada para o público que apoiou o projeto em sites de financiamento coletivo. Desde então, o 171 ganhou fama o suficiente para ser analisado até mesmo internacionalmente. Agora, em 2022, em sua versão Alfa, a produção se consolida como uma revolução na indústria brasileira de games.
Disponível apenas na versão de PC, pela plataforma Steam, 171 chega custando R$ 53. Os desenvolvedores confirmaram que, futuramente, o jogo terá versões para PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
Sugestão de pauta