Após tornado, governo de SC anuncia construção de bunkers em escolas contra tempestades
O Governo de Santa Catarina anunciou uma medida inédita para reforçar a segurança nas escolas estaduais diante do aumento de eventos climáticos extremos: a construção de bunkers — salas seguras com estrutura reforçada contra ventos fortes e tempestades severas.
O governador Jorginho Mello confirmou que a primeira unidade será instalada na Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, que foi destruída após a passagem de um tornado no fim de semana.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, afirmou o governador.
Durante este último domingo (9), Jorginho Mello percorreu as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê, as mais atingidas pelos temporais, acompanhando de perto os trabalhos de reconstrução e o atendimento às famílias prejudicadas.
>>LEIA TAMBÉM: Diretora e professores salvam crianças durante tornado em escola de SC
A Defesa Civil estadual também atua nas regiões afetadas, com a entrega de telhas, lonas, materiais de limpeza e cestas básicas.
As unidades escolares do Extremo Oeste que sofreram danos já devem começar a receber manutenção emergencial nos próximos dias.
Segundo o governador, a criação das salas seguras é uma forma de garantir mais proteção à comunidade escolar e de preparar o Estado para lidar melhor com os efeitos das mudanças climáticas.








