Palco Giratório leva teatro, circo e dança a 23 cidades de Santa Catarina com apresentações gratuitas
Projeto do Sesc valoriza diversidade cultural com espetáculos de todas as regiões do país e propõe doações como ingresso solidário

Entre os dias 2 e 14 de julho, Santa Catarina recebe a 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil.
Com quatro espetáculos do circuito nacional, a iniciativa contempla 23 cidades catarinenses com apresentações gratuitas de teatro, circo e dança, promovendo o acesso à cultura e a valorização da diversidade artística.
Nesta edição, os espetáculos em circulação são: “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, do Grupo Fulano Di Tal (MS); “Divagar e Sempre”, de Las Cabaças (PA); “Kombinando com Cerrado”, da companhia Du Cafundó (MT); e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá (PR). As apresentações contemplam todas as regiões do estado e têm classificação etária livre.
Além de democratizar o acesso à arte, o projeto convida o público a colaborar com um ingresso social: a doação de itens de higiene pessoal.
Os donativos serão destinados a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar em Santa Catarina, por meio do Programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça do Estado.
Com 27 anos de história, o Palco Giratório já promoveu cerca de 10 mil apresentações em centenas de cidades brasileiras, impactando mais de 5 milhões de pessoas.
Neste ano, o circuito percorre 96 municípios em todo o país, sendo 27 em Santa Catarina. Em paralelo aos circuitos, Joinville sedia pela primeira vez o Festival Palco Giratório, com todos os espetáculos nacionais reunidos em uma única cidade. Já Florianópolis, Itajaí e Criciúma receberam o projeto no formato de mostra.
Espetáculos em circulação pelo estado
“Itan e Tal” – Grupo Baquetá (PR)
O musical infantil acompanha a jornada da menina Nati, que ao inverter o seu nome descobre a palavra “Itan” e embarca numa viagem de autodescoberta por meio de histórias afro-indígenas.
Apresentações: Palhoça (02/07), Laguna (04/07), Tubarão (06/07), Araranguá (08/07), São Joaquim (10/07) e Lages (12/07).
“A Fabulosa História do Guri-Árvore” – Grupo Fulano Di Tal (MS)
Livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, o espetáculo mistura poesia e teatro ao contar a história do menino Bernardo, que vira árvore.
Apresentações: Jaraguá do Sul (03/07), São Bento do Sul (05/07), Mafra (07/07), Canoinhas (09/07), Caçador (11/07) e Curitibanos (13/07).
“Kombinando com Cerrado” – Du Cafundó (MT)
Após o fim do circo, dois palhaços encaram um mundo regrado e exato, tentando manter viva sua alegria e arte por meio de situações cômicas e poéticas.
Apresentações: Balneário Camboriú (04/07), São João Batista (06/07), Tijucas (08/07), Brusque (10/07), Blumenau (12/07) e Rio do Sul (14/07).
“Divagar e Sempre” – Las Cabaças (PA)
Inspirado nas beiras dos rios amazônicos, o espetáculo narra a jornada de duas palhaças em uma viagem por paisagens imaginárias, em busca de um lugar utópico.

>>LEIA TAMBÉM: Estudantes de Timbó têm acesso gratuito a espetáculos teatrais no projeto “Escola Vai ao Teatro”
Apresentações: Joaçaba (05/07), Concórdia (07/07), Xanxerê (09/07), Chapecó (11/07) e São Miguel do Oeste (13/07).
A programação completa, com horários e locais, está disponível no site do Sesc-SC.










