
A polícia de Santa Catarina matou, nesta sexta-feira (14), o criminoso Odair José da Silva, de 47 anos, após um intenso confronto em um sítio na zona rural de Rio do Sul.
Considerado o maior assaltante de bancos e sequestrador do estado, Odair estava foragido e acumulava uma pena de 60 anos por diversos crimes, incluindo roubos e sequestros.
De acordo com as autoridades, Odair atuava no crime desde o início dos anos 2000 e esteve envolvido em ações violentas que marcaram a criminalidade no estado.
Em 2023, ele sequestrou um gerente bancário e manteve sua esposa e filhas reféns enquanto o homem, obrigado a vestir um colete com uma falsa bomba, tentava retirar dinheiro da agência sob ameaça.
No ano seguinte, o criminoso invadiu propriedades em Blumenau e Itaiópolis, roubando armas de um colecionador e de um clube de tiro.
Ainda em 2024, em novembro, ele repetiu o método de extorsão ao sequestrar outro gerente de banco e fazer a família dele refém.
A operação que resultou na morte de Odair foi conduzida por forças policiais especializadas, que vinham monitorando seus passos nos últimos meses.
Durante a abordagem no sítio onde ele estava escondido, houve resistência e troca de tiros, culminando no óbito do criminoso.
A polícia segue investigando possíveis cúmplices e outros crimes ligados ao assaltante.