A barragem desempenha um papel essencial no controle de enchentes e na administração de recursos hídricos da região.
O governador Jorginho Mello autorizou, na última terça-feira, dia 30, o início das obras de recuperação na Barragem de Ituporanga, localizada no Alto Vale do Itajaí.
Com um valor inicial de referência de R$ 25 milhões, o processo licitatório resultou em economia, reduzindo o investimento para R$ 23 milhões.
A barragem desempenha um papel essencial no controle de enchentes e na administração de recursos hídricos da região.
Em busca de transparência e competitividade, a licitação foi realizada de forma eletrônica, com a participação de duas empresas. A sessão foi aberta no dia 7 de outubro e, em um processo ágil, adjudicada e homologada, com o resultado publicado no Diário Oficial do Estado.
Segundo o governador, a obra destaca a importância das barragens na prevenção de desastres naturais, já que “essas estruturas são um escudo que protege nossas cidades dos efeitos devastadores das enchentes. Estamos investindo para garantir que as barragens continuem cumprindo sua função, preservando vidas e o patrimônio das pessoas”.
Esta será a primeira grande reforma estrutural na barragem em 50 anos, abrangendo uma série de melhorias, como a troca de cinco comportas, a revisão das galerias de concreto, a substituição da blindagem metálica e a restauração completa do sistema elétrico.
• LEIA TAMBÉM: Após 12 anos, governador de SC anuncia novo concurso público para a área da Saúde
Além disso, a barragem passará por um processo de automação, permitindo a operação remota pela Defesa Civil.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforçou o compromisso com a segurança e o uso eficiente dos recursos públicos, ao afirmar que “essa obra reflete o nosso compromisso com a eficiência no uso dos recursos públicos. Estamos promovendo não só economia, mas também segurança para a população, que é nossa prioridade, e reafirmamos o compromisso do governo em solucionar o problema de enchentes no Alto Vale do Itajaí”.
A reforma será executada em duas etapas. A primeira, de caráter emergencial, visa garantir o funcionamento das comportas 4 e 5 e deve ser concluída em até 40 dias após a assinatura da ordem de serviço.
A segunda fase inclui a substituição integral dos equipamentos e a atualização dos sistemas de operação.
Sugestão de pauta