Um vídeo que viralizou nas redes sociais está provocando indignação e pedidos de providências em Indaial, no Médio Vale do Itajaí. As imagens revelam a chocante precariedade das instalações do centro de castração e lar temporário de animais da prefeitura de Indaial.
Fezes espalhadas por vários cômodos, materiais cirúrgicos contaminados e condições insalubres são apenas algumas das preocupações expostas no vídeo.
Além disso, a filmagem mostra uma cachorrinha com dois filhotes, aparentemente abrigados nas condições deploráveis do local. Segundo Ivone Simão, protetora da causa animal, relatou ao “Vale dos Pets de Indaial“, os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente só aparecem esporadicamente para fornecer água, alimentação e realizar a limpeza.
Conforme publicação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ledra, confirmou a situação a equipe do Vale dos Pets, admitindo que a limpeza do ambiente e o cuidado com os animais ocorrem apenas a cada dois dias ou quando necessário. Ele atribuiu a precariedade do local a atos de vandalismo, mas não soube precisar quantos animais estão abrigados nem detalhes sobre seu estado após o incidente.
A preocupação com a situação chegou até o legislativo, com o vereador Elton Possamai denunciando a condição deplorável do centro de castração. Possamai relatou ao Misturebas News que no ano passado uma situação similar foi registrada, levando os animais a serem transferidos para um abrigo em Blumenau. Ele destaca a importância de cumprir as leis municipais e tomar medidas para garantir o bem-estar dos animais.
Em resposta, o secretário do Meio Ambiente afirmou que não é responsabilidade do poder público abrigar esses animais, sugerindo que a prefeitura estaria fazendo um “favor” ao mantê-los no espaço até serem adotados.
A situação levanta questões sobre a responsabilidade das autoridades municipais no cuidado e proteção dos animais de rua, gerando apelos por ações imediatas para garantir condições dignas aos animais sob os cuidados da prefeitura de Indaial.
Confira o vídeo feito no local:
Sugestão de pauta