Dezenas de pessoas participaram na manhã desta segunda-feira, 25, no Paço Municipal, do evento comemorativo aos 90 anos de emancipação política de Timbó.
Estiveram presentes autoridades do município, lideranças militares e religiosas e estudantes de escolas públicas.
A banda professor João Muller executou o hino nacional e as três bandeiras foram hasteadas: do Brasil, de Santa Catarina e de Timbó. Durante o discurso, o prefeito Jorge Kruger aproveitou para fazer um balanço dos dois mandatos de governo.
“Pavimentamos mais de 140 ruas, construímos pontes, zeramos as filas nas creches, atendendo à reivindicações antigas”, afirmou. E completou: “Ainda temos 50 ações em andamento que vão melhorar ainda mais a melhor cidade para se viver no Brasil”.
O estudante Guilherme Vincenzi, da Escola Polidoro Santiago, recitou o poema “É noite em teu jardim, mãe”, de Lindolf Bell, poeta timboense falecido em 1998.
Os Cinquentões
Durante o evento, a banda folclórica Os Cinquentões fez uma apresentação e foi homenageada com uma placa comemorativa. O grupo completa 40 anos de existência também em 25 de março. “A banda foi criada para tocar na festa de 50 anos de emancipação política de Timbó. O então prefeito Ingo Germer queria resgatar o bandoneon, um instrumento de origem germânica que estava desaparecendo. O sucesso foi tão grande que a banda se manteve até hoje”, explica o presidente do grupo Laércio Bloedorn.
>>LEIA TAMBÉM: Festival das Cervejarias de Timbó vai ter copo maior e parte da renda revertida para o combate ao câncer
Como surgiram para tocar nos 50 anos de emancipação política de Timbó escolheram o nome de “Os Cinquentões”.
Muita gente já passou pelo grupo. Hoje, os 15 integrantes têm entre 13 e 83 anos. O único que fez parte da formação original é o membro fundador Leopoldo Teske.
História
Até 1934, Timbó pertencia ao município de Blumenau. A emancipação política, no dia 25 de março, trouxe desafios que foram cumpridos ao longo de diversas administrações e que propiciaram à cidade de 46 mil habitantes um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais altos do País.
Sugestão de pauta