Dezenas de acidentes já aconteceram no local.
Depois de inúmeros acidentes envolvendo caminhões que ficam ¨entalados¨ no tunel de acesso aos bairros Progresso e Fundo Canoas, em Rio do Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) planeja a construção de um pórtico.
De acordo com as informações, a última medida foi a instalação de uma placa com a altura máxima permitida, que foi arrancada menos de uma hora depois de ser colocada.
Uma página das redes sociais chamada ¨Rio do Sul Mil Grau¨, chegou a ironizar o túnel ao mostrar os constantes acidentes neste trecho.
• LEIA TAMBÉM: DNIT alerta para alteração de tráfego na BR-470 em Navegantes
À primeira vista, os problemas maiores acontecem quando dois veículos grandes resolvem atravessar o local e precisam “puxar” o veículo para a lateral. É neste momento que os dois caminhões ficam “entalados” e o trânsito vira um caos.
Na maioria das vezes, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal) os próprios motoristas resolvem a situação, sem chamar as equipes. Por esse motivo, não há estatísticas registradas sobre o número de acidentes registrados no ano.
Nesse ínterim, o Dnit concluiu a poucos dias uma barreira de concreto em cima da ponte, na BR-470. A ideia que está sendo estudada agora é a instalação de um pórtico antes da entrada do túnel.
Por fim, de forma prática, a estrutura terá a altura da passagem de concreto e evitará a passagem de veículos maiores. A altura será de três metros e meio, conforme está sinalizado no trecho.
Sugestão de pauta