Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Defesa Civil confirma tornado em Timbó

Defesa Civil confirma tornado em Timbó
Tendas da empresa Mueller foram parar vários metros longe de onde estavam. Foto: divulgação / Portal Misturebas

Segundo a Defesa Civil, o Bairro Fritz Lorenz foi um dos mais atingidos.

As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Demutran e Corpo de Bombeiros de Timbó estão nas ruas e de prontidão atendendo toda a população do município em ocorrências causadas pela forte chuva e ventos registrados na quarta-feira, 05 de janeiro.

Conforme informações do coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere, ao Portal Misturebas, o Bairro Fritz Lorenz (Industrial) foi um dos mais atingidos. Com base nas Informações Técnica 002_DIGR_2022 – Tornado em Timbó_SC 05_01_22 dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas Coordenadorias Regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 05 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas, é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó, no Médio Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

De acordo com a tabela 1, podemos observar os registros de precipitação acumulada (quantidade de chuva “h” pela altura de água caída e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável) das estações automáticas do INMET, CEMADEN e EPAGRI/Ciram na região do Médio Vale do Itajaí no dia 05/01/2022. Os maiores acumulados foram registrados em um período de 3h, entre o final da tarde e início da noite, associados à chuva intensa. No município de Timbó os acumulados somaram 38mm conforme apresentado abaixo.

Defesa Civil confirma tornado em Timbó

Ainda mais, na rua Osvaldo Cruz, um dos pontos mais críticos, foi possível ver um rastro de destruição. Contudo, casas e empresas foram destelhadas, até materiais pendurados nos fios de energia elétrica.

Sobretudo, a Celesc reestabeleceu a energia por volta das 3 horas, mas moradores informaram que estava ocorrendo falhas, sendo desligada novamente. Mas, volta das 6 horas, a energia foi restabelecida por completo.

Além dos alagamentos, os ventos, que passaram dos 100 km/h, derrubaram árvores e fizeram tendas de empresas voar. Veja os vídeos – clique aqui!

–> LEIA TAMBÉM: Hospital Oase de Timbó atende 113 pacientes em 24 horas

Além disso, foi publicado pela Prefeitura Municipal, que não houve nenhum caso de pessoas desabrigadas. Telefones de Emergência: 199 e 193 ou (47) 9 9954-4686. Estão disponíveis a qualquer horário para atender ocorrências.

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento