Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Iphan visita obra da Antiga Escola Urbana de Timbó

Iphan visita obra da Antiga Escola Urbana de Timbó
Fotos: Fundação de Cultura e Turismo de Timbó

A ideia é de que a edificação passe a servir a comunidade.

Na manhã da última quinta-feira, 30 de setembro, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica na obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó.

Estiveram no local a superintendente do Iphan/SC, de Florianópolis, Liliane Nizzola, o coordenador geral de Projetos Especiais do Iphan, de Brasília, Ricardo Fiuza, a chefe da Divisão Técnica do Iphan/SC, Regina Santiago, a chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região da Imigração em Pomerode, Tatiana Borges, e a arquiteta da empresa contratada pelo Iphan para executar a obra, Tuanny Borges.

Continua depois da publicidade

O diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, e a secretária de Planejamento, Trânsito, Meio ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Bruna de Andrade, acompanharam a visita da equipe técnica.

Escola Urbana

A Escola Urbana é um edifício tombado pelo Iphan em Timbó. Ela é integrante do projeto Roteiros Nacionais da Imigração e está sendo restaurada e ampliada. A intervenção de R$ 1,1 milhão é realizada pelo IPHAN e financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). “A ideia é que a edificação passe a servir a comunidade, com intervenções que inclui a construção de um anexo que abrigará banheiros e cozinha”, explica a superintendente do Iphan/SC, Liliane Nizzola.

–> LEIA TAMBÉM: Presidente do Banco Central diz que inflação atingiu pico em setembro

“O projeto tem como objetivo transformar o local em uma nova escola, agora de Artes Manuais, com cursos de corte e costura, customização, patchwork, trajes típicos, pintura em tecido, vidro, Bauernmalerei e curso de bordados e outras técnicas. O local será administrado com recursos da Fundação Cultural”, aponta o diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira.

Além da utilidade pública, a Antiga Escola Urbana se destaca por sua arquitetura diferenciada. Ela é construída em técnica enxaimel, com vãos de grandes proporções e é acessada por duas portas de frente para a rua. De acordo com o divulgado pela Prefeitura Municipal, a previsão para finalização da obra é janeiro de 2022.

Iphan visita obra da Antiga Escola Urbana de Timbó

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento