Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Lava de vulcão de La Palma chega ao mar e gases tóxicos são preocupantes

Lava de vulcão de La Palma chega ao mar e gases tóxicos são preocupantes

Cerca de nove dias depois de entrar em erupção, lava de vulcão chega ao oceano Atlântico.

Na noite de terça-feira (28), a lava do vulcão da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, chegou ao oceano Atlântico, cerca de nove dias depois de entrar em erupção. Imagens divulgadas nas redes sociais e emissoras de televisão, mostram um rio de lava caindo de um penhasco na água do mar, produzindo uma nuvem grande de fumaça.

Especialistas do Instituto Espanhol de Oceanografia acompanham o avanço da lava ao vivo e afirmam que um sedimento impressionante está sendo gerado a mais de 50 metros de altura, e que continua crescendo. Isso preocupa as autoridades, que obrigou o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) a pedir aos residentes dos bairros vizinhos que não saiam de suas casas.

Continua depois da publicidade

O diretor do Comitê de Resposta da Pevolca, Miguel Angel Morcuende, relata que ao chegar no mar, o fechamento é necessário. Além disso, o perímetro de exclusão na costa também foi ampliado para evitar que pessoas se aproximassem da área.

“Quando a lava chega ao mar, o fechamento deve ser rigorosamente seguido”.

Na segunda-feira (27), antes da chegada da lava ao oceano, as autoridades determinaram o confinamento de três cidades costeiras. Em várias áreas da cidade de Tazacorte, os residentes também foram orientados a não deixarem suas casas.

Riscos à saúde

De acordo com especialistas e autoridades, essas medidas preventivas foram adotadas devido a lava, ao entrar em contato coma a água salgada, emitir explosões e emissão de gases nocivos. O professor da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, José Mangas, explicou à BBC News Mundo (serviço da BBC em espanhol) o motivo da emissão desses gases.

“Quando o magma toca o mar, grandes colunas de vapor d’água se formam porque grande parte da água do mar vira vapor. Isso se deve ao grande contraste térmico entre os dois: a lava tem uma temperatura de mais de 900°C, enquanto a água tem cerca de 23°C (…). Mas como a água contém cloretos, sulfatos, carbonatos, flúor e iodo (entre outras coisas), os gases tóxicos também se volatilizam.”

>> LEIA MAIS: Ascurra será palco de prova estadual de corrida de aventura

Os gases emitidos podem causar irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório. Eles também temem que partes da costa possam entrar em colapso com a passagem da lava vulcânica e causar explosões.

Com informações da BBC News

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento