Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

A importância da técnica na identificação de fraudes em documentos pelo IGP de SC

A importância da técnica na identificação de fraudes em documentos pelo IGP de SC
Foto: IGP

A documentoscopia tem como objetivo desvendar fraudes e crimes em documentos através da escrita

Desvendar crimes inerentes às fraudes documentais e perícias relacionadas aos procedimentos de análise comparativa de escrita. Estes são alguns dos principais objetivos do setor de documentoscopia, que integra o Instituto de Criminalística do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina.

O setor produziu no ano de 2019 aproximadamente 1.500 Laudo Periciais, e em 2020 já atingiu a marca de 900 Laudos.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

As áreas que compõem a documentoscopia podem ser divididas em dois grandes grupos. A primeira engloba os exames documentoscópicos que visam determinar a autenticidade ou falsidade documental, buscando identificar possíveis alterações documentais e a maneira como foram procedidas. Nesta área são analisados diversos tipos de documentos, públicos ou privados, podendo-se citar: papel moeda, carteira nacional de habilitação, carteira de identidade, certificado de registro de veículos, cheques, atestados médicos, entre tantos outros.

A segunda área trata dos exames grafoscópicos que estudam os manuscritos, visando identificar a autoria de manuscritos questionados.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Equipamentos

O setor de documentoscopia é equipado com um comparador espectral de vídeo que possibilita variação na incidência de comprimentos de onda de radiação eletromagnética, com possibilidade de aquisição de imagens digitais.

O equipamento possibilita também a utilização de formas distintas de iluminação: luz refletida, luz transmitida e iluminação rasante. Além disso, é utilizado um esteriomicroscópio que permite a realização de imagens digitais ampliadas de alta qualidade, aplicando luz transmitida, incidente e oblíqua.

O Perito Criminal, com auxílio dos equipamentos disponíveis, avalia a presença de alguns elementos de segurança que atestem a autenticidade dos documentos examinados, entre eles:

Calcografia

Elemento de segurança caracterizado por se tratar de uma imagem em alto relevo que permite ao indivíduo que manipula o documento sentir certa “rugosidade” em sua superfície. O Perito documentoscópico avalia a presença deste elemento através da ampliação do documento, com aplicação de iluminação adequada.

Imagem latente

Elemento de segurança caracterizado por se tratar de uma imagem oculta que é relevada através da variação de incidência da luz no documento.

Fibras de segurança

Fibras sintéticas incorporados no papel e que podem ser visíveis (coloridas) ou invisíveis (visualizadas sob iluminação ultravioleta).

 

Fonte: IGP SC
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
http://bit.ly/FalecomPORTALMISTUREBAS

Siga nosso instagram
✅ Instagram: instagram.com/portalmisturebas

Participe do nosso grupo no WhatsApp
✅ WhatsApp: http://abre.ai/grupomisturebas
Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos®


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento