Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Vistoria aponta danos em museu provocados por infiltração em casarão no Centro de Blumenau

Vistoria aponta danos em museu provocados por infiltração em casarão no Centro de Blumenau

O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) visitou na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro, o prédio do Museu de Hábitos e Costumes, no Centro Histórico de Blumenau. Acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, e da diretora de Patrimônio Histórico e Museulógico de Blumenau, Sueli Petry, o prefeito falou sobre os danos provocados ao prédio do museu por causa do problema de infiltração no imóvel que fica ao lado, o casarão azul da entrada da Rua XV de Novembro. Nas últimas semanas, uma decisão liminar determinou que o proprietário do casarão faça obras de reparos no telhado para consertar os estragos provocados ao prédio do museu.

Em visita a um dos arquivos do museu, é possível ver uma parede que faz limite com o casarão danificada por infiltração. No piso, já é possível sentir uma inclinação nos metros mais próximos à parede e um princípio de fragilidade no assoalho.

Continua depois da publicidade

Agora, a prefeitura aguarda que os proprietários cumpram a decisão liminar para fazer reparos no telhado para evitarem os problemas de infiltração.

Vestidos de noiva que faziam parte de uma exposição já chegaram a ser retirados por precaução.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Esperamos agora que essas obras possam dar proteção aos prédios vizinhos e garantir o mínimo de segurança. Se não, teríamos que retirar o acervo e levá-lo a um local seguro, e assim as peças não ficariam expostas ao público – apontou o prefeito, citando como riscos ao prédio não só os danos à parede como também um eventual risco de incêndio.

 

Fonte: nsc/Por Jean Laurindo | Foto: Léo Laps
Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento