A CDL Blumenau foi informada por uma empresa associada, que preferiu não se identificar, sobre mais uma tentativa de golpe envolvendo boletos fraudulentos.
A advogada da empresa associada informou que o golpe tentou ser aplicado por boletos que imitavam os de um fornecedor recorrente da empresa.
Em meio a vários boletos, um deles é falso, e o golpe só foi descoberto pois, no momento em que realizava o pagamento, uma funcionária do local percebeu que o nome e o CNPJ do beneficiário estavam diferentes.
De acordo com a empresa, os boletos chegaram pelo correio.
A advogada da empresa explicou:
“São cópias fiéis do original, porém com o código de barras adulterado, que não diz respeito à conta do legítimo beneficiário. Ao quitar o boleto é importante que o façam de forma que possam se certificar quanto à conta beneficiária para não pagarem indevidamente”.
A advogada orienta que as pessoas se atentem à formação do código de barras em cada banco:
“Em todo código de barras sempre estará inserido em algum dos seus campos os dados bancários do beneficiário (agência e conta)”.
No caso citado, como o pagamento do título estava sendo feito on-line e individualmente, foi possível atentar-se ao nome do beneficiário e CNPJ antes da confirmação, quando se percebeu a fraude.
É importante prestar atenção na realização de pagamentos.
Confira abaixo algumas dicas da CDL para não cair no golpe:
- Ao receber um boleto, certifique-se dos dados que constam nele;
- Verifique a procedência do boleto, se de fato é de um serviço que você contratou;
- Ao cadastrar o boleto, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações como valor, conta e nome do beneficiário;
- Em caso de dúvidas, compartilhe com a equipe de trabalho e entre em contato com quem emitiu o boleto;
- Em caso de fraude, comunique os envolvidos, faça o registro na Polícia Civil e compartilhe com a CDL Blumenau, para que as demais sejam alertadas.
Fonte: Jornal de Blumenau | Foto: Divulgação
Sugestão de pauta