Notícias Policial

Delegado Aderlan Camargo assume DPCAMI de Timbó e apresenta planos para atendimento às vítimas de violência

A proposta é fortalecer parcerias e agilizar o combate à violência.

Garanta já o seu!

O fortalecimento da rede de proteção e a melhoria do acolhimento às vítimas estão entre as prioridades do delegado Aderlan Angelo Camargo, que assumiu a titularidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e à Pessoa Idosa (DPCAMI) de Timbó.

Uma das propostas é aproximar a Polícia Civil de instituições que atuam na defesa desses públicos, como o Conselho Tutelar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil.

Saiba mais!

A intenção é ampliar a cooperação entre os órgãos e agilizar as ações de prevenção e enfrentamento à violência.

A unidade terá atribuição para investigar crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres, feminicídios, crimes contra a dignidade sexual e ocorrências envolvendo crianças, adolescentes e pessoas idosas. A estrutura também será responsável pela apuração de atos infracionais.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A regulamentação ocorreu por meio da Resolução nº 27/GAB/DGPC/PCSC, publicada em 4 de setembro de 2026.

Para colocar o atendimento humanizado em prática, a equipe deverá contar com uma psicóloga, uma policial mulher e um escrivão. O objetivo é unir o trabalho policial ao suporte psicológico, garantindo que as pessoas atendidas tenham um espaço de escuta e acolhimento.

O delegado também ressaltou a importância de evitar a revitimização, especialmente nos casos de violência contra mulheres.

>> Leia também: UCI Gran Fondo vai alterar o trânsito em Timbó durante três dias; confira as ruas e horários dos bloqueios

Local da delegacia ainda será definido

A localização da DPCAMI ainda não foi definida. Uma das possibilidades é utilizar as instalações da atual Delegacia de Polícia da Comarca (DPCO), desde que sejam realizadas as adaptações necessárias.

Outra alternativa é instalar a unidade em um novo endereço. A escolha deverá levar em consideração a privacidade e as condições adequadas para receber as vítimas.

À frente da delegacia, Camargo afirma que pretende conduzir o trabalho com responsabilidade, empatia e respeito. A proposta é fazer da DPCAMI um espaço de confiança para mulheres, crianças, adolescentes e idosos que precisam de proteção e desejam romper o ciclo da violência.

CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo