Este é o primeiro imunizante para crianças com menos de um ano de idade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a vacina LC16m8 em sua lista de insumos destinados ao uso emergencial no combate à Mpox. Este é o segundo imunizante aprovado pela instituição para controle e prevenção da doença, que foi declarada uma emergência global em agosto.
De acordo com a OMS, em 2024, foram registrados casos de Mpox em pelo menos 80 países, sendo 19 deles no continente africano. A República Democrática do Congo é o país mais afetado, concentrando a maior parte das suspeitas.
A novidade trazida pela vacina LC16m8 é sua aprovação para crianças com menos de um ano de idade, residentes em regiões com surtos da doença. segundo a CNN, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou que este avanço é crucial para a proteção de populações vulneráveis, especialmente de crianças, enquanto a doença continua a se disseminar.
• LEIA TAMBÉM: OMS rastreia novas variantes do Coronavírus, incluindo a EG.5
Nas últimas semanas, cerca de metade dos casos suspeitos na República Democrática do Congo envolveu crianças menores de 12 anos, segundo dados apresentados por Tedros. O total de suspeitas no país já ultrapassa 40 mil em 2024, com 1,2 mil mortes registradas.
Além disso, os surtos na Burundi e em Uganda têm se expandido rapidamente, exigindo atenção redobrada. Para discutir o avanço da Mpox e reavaliar a situação global, a OMS convocou uma reunião do comitê de emergência, marcada para esta sexta-feira (22).
Sugestão de pauta