Santa Catarina tem 10 casos confirmados de mpox que ocorreram em três municípios, sendo que o último caso, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foi notificado em 16 de maio.
O governo diz que os “casos seguem estabilizados”, mas que a Saúde está em alerta em virtude do aumento do número de casos em países africanos associado a circulação de uma nova variante do vírus (clado Ib), com casos de maior gravidade.
Por enquanto, essa nova variante ainda não foi detectada nas Américas, mas a possibilidade de propagação para outros países fez a Organização Mundial de Saúde declarar Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
No ano passado, SC teve 50 casos em 18 municípios e em 2022 foram 439 casos de mpox em 33 municípios e um óbito na cidade de Balneário Camboriú, de um paciente de 23 anos imunodeprimido.
Mpox
A Mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer de três formas: de pessoa para pessoa; pelo contato com materiais contaminados ou pelo contato com animais silvestres ( roedores) infectados.
A transmissão de humano para humano ocorre por meio de contato físico próximo ou direto com lesões infecciosas ou úlceras mucocutâneas, inclusive durante a atividade sexual e gotículas (e possivelmente aerossóis de curto alcance). O período de incubação é em média de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Erupções cutânea ou lesões de pele
- Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Fraqueza
Sobre as erupções na pele
As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões.
As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.
Sugestão de pauta