A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações (DEIC), em colaboração com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Polícia Civil do Ceará, deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Precatório Fake.
A ação, que ocorreu nas cidades de Pacatuba e Maracanaú, no Ceará, visa desarticular uma quadrilha responsável por aplicar golpes envolvendo precatórios falsos.
A investigação revelou que os criminosos se passavam por advogados e magistrados catarinenses para convencer vítimas a anteciparem valores para taxas e emolumentos relacionados a precatórios inexistentes.
Documentos fraudulentos utilizados no golpe continham o símbolo do Poder Judiciário e informações de processos reais, aumentando a credibilidade das fraudes.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, resultando na apreensão de aparelhos eletrônicos que serão analisados para identificar outros envolvidos.
A operação contou com a participação das forças policiais do Ceará e de Santa Catarina.
Sugestão de pauta