A Prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento significativo de casos de síndrome respiratória aguda (SRAG).
O decreto, publicado nesta sexta-feira (17), é motivado pelo crescimento histórico de 775% nos casos de SRAG em comparação com a média de 2013 a 2019.
O aumento expressivo nas internações em leitos de UTI, tanto neonatais, pediátricos quanto para adultos, para o tratamento de síndromes respiratórias graves, também fundamentou a decisão, alinhando-se à determinação estadual 574.
O decreto visa preparar os serviços municipais para lidar com o aumento da demanda por atendimento de pessoas com suspeita da doença, levando em consideração a nota técnica 45/2024 do Ministério da Saúde, que alerta sobre a situação epidemiológica da síndrome gripal e SRAG no país.
O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância da atenção às doenças respiratórias nesta época de mudança de clima, enquanto a secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, reforça medidas preventivas como lavar as mãos, usar máscara e manter ambientes ventilados.
Sugestão de pauta