O município de Apiúna decretou situação de emergência após os estragos causados pela forte chuva na noite de quarta-feira. Pelo menos oito bairros foram afetados com quedas de pontes, árvores e postes; estradas ficaram fechadas e moradores tiveram as casas alagadas.
A dona de casa Jaqueline da Silva Cardoso conta que a água subiu rápido. “Só deu tempo da gente tirar os carros da garagem”, conta. Na casa dela, um quarto, um banheiro e a lavação ficaram alagados. “A maior perda que tivemos foi o material de construção que tínhamos comprado fazer uma obra aqui”, diz.
A casa de Jaqueline fica na estrada geral Ribeirão Carvalho, um dos bairros mais atingidos. A família vive na beira do rio e está com medo.
“Um barranco caiu e uma árvore foi arrancada, ficando atravessada no rio. Já chamamos a Defesa Civil, mas até agora ninguém apareceu “, reclama.
>>LEIA MAIS DE APIÚNA: Casas em Apiúna são alagadas após enxurrada
Segundo o prefeito da cidade, Marcelo da Silva, em menos de meia hora choveu entre 50 e 80 milímetros. “Foi a cidade que mais choveu em Santa Catarina. Por sorte, ninguém se feriu”, afirmou. As equipes trabalham para consertar as pontes e liberar as estradas. “A prioridade agora é garantir que as pessoas consigam chegar nas suas casas”, explicou.
Risco de perder a produção
No bairro Ribeirão Carvalho pelo menos vinte famílias estão isoladas. Uma delas é a da agricultora Makleane Brezinger. “Três pontes foram danificadas, só estamos conseguindo passar a pé. Além disso, estamos sem energia. Tenho um estoque de 500kg de aipim e mais 300 que acabamos de colher que pode estragar”, lamenta. E acrescenta: “moro aqui há mais de vinte anos, é a primeira vez que passamos por isso”.
Em outro bairro, o Ribeirão São José, mais 15 famílias estão isoladas devido às condições da estrada. No ponto mais crítico, uma parte da estrada desabou e alterou parte do leito do rio.
“Vamos trabalhar sem parar, até no fim de semana, para minimizar os estragos”, prometeu o prefeito.
Entrevista com moradores e o prefeito de Apiúna no local, confira:
Sugestão de pauta