A eficiência da Polícia Civil de Blumenau nos trabalhos relacionados à tragédia do ataque a creche inspirou o Parlamento catarinense a prestar uma homenagem aos homens e mulheres que atuaram no caso.
Por isso, a Divisão de Investigação Criminal (DIC), responsável pelo ataque ao Centro de Educação Infantil Cantinho do Bom Pastor, no dia 5 de abril de 2023, recebeu uma moção de aplauso na Alesc.
A homenagem à Polícia Civil de Blumenau aconteceu nesta quinta-feira, 18, no Plenário da Casa. O DIC recebeu a homenagem através do coordenador delegado Ronnie Reis Esteves.
Primeiramente, o deputado Delegado Egídio (PTB), proponente da moção, afirmou que os homens e mulheres foram responsáveis por investigar um dos crimes mais terríveis de Santa Catarina.
“Como pais e mães, passaram por uma experiência terrível, em que deixaram de lado suas emoções, para dar uma resposta rápida para a sociedade”.
Com orgulho de ser policial civil, o deputado disse ainda que o dia 5 de abril abalou Blumenau, Santa Catarina e o país.
“A DIC de Blumenau foi fundamental para dar a agilidade necessária à conclusão do inquérito policial e esclarecer à sociedade as circunstâncias em que ocorreu o ataque à creche, garantindo o cumprimento da lei. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos pelo excelente trabalho realizado em busca de justiça e por sempre darem o seu melhor para combater os delitos em nosso Estado”, reiterou.
Coordenador do DIC comenta a operação
O delegado Ronnie, que recebeu a honraria em nome da corporação, comentou que foi uma investigação difícil. No entanto, ele reforça que todos da equipe se empenharam para elucidar o mais rápido possível esse crime que chocou o país.
“Somos uma equipe pequena, mas referência em nosso trabalho. Não visamos o reconhecimento, mas, lógico, que ficamos extremamente agradecidos com essa honraria, ainda mais vindo de uma pessoa que conhece bem, por ser policial, a nossa rotina. A Polícia Civil trabalha para trazer a paz para a nossa sociedade”.
Em seguida, o delegado Fábio Osório afirmou que esse reconhecimento motiva ainda mais a Polícia Civil de Blumenau.
“Esta honraria estimula ainda mais os nossos policiais a cada vez mais atuarem incansavelmente por Santa Catarina.”
Além disso, a delegada Juliana Tridapalli destacou que a investigação dessa tragédia foi finalizada em dez dias, com a inquisição de mais de 20 pessoas. “Também foi com celeridade que a polícia civil atuou na descoberta de perfis fakes e em novas ameaças às escolas”.
Crime bárbaro
A tragédia aconteceu em 5 de abril, quando quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas no ataque à creche Centro de Educação Infantil Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau. O autor do crime foi indiciado por quatro homicídios consumados e dois atentados. Ele está preso.
Sugestão de pauta