Com o epicentro na ilha de Sumatra, moradores se afastaram das praias e buscaram abrigo em regiões elevadas
Na terça (25), por volta de 03:00 no horário local, um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia. A força do tremor, que ocorreu a 84 km abaixo do nível do mar, fez alertas de tsunami dispararem por toda a ilha.
Por cerca de duas horas, a população se afastou em massa das praias e buscaram abrigo em regiões elevadas. Não houve tsunamis, mas diversos tremores secundários foram registrados. O Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC) chegou a detectar um de magnitude 5.
LEIA TAMBÉM:
Abdul Muhari, porta-voz da agência de mitigação de desastres da Indonésia, afirmou que ainda não há danos aparentes pelas regiões afetadas. No entanto, haverá observações e investigações pelos próximos dias.
“Embora o terremoto tenha sido muito forte aqui, os danos ainda não são visíveis. As pessoas deixaram suas casas, algumas estavam em pânico, mas a situação estava sob controle” – informou Muhari.
Vale observar que a Indonésia se encontra dentro do chamado ‘Círculo de Fogo do Pacífico’. Se trata de uma zona sísmica bastante ativa, com terremotos marítimos constantes.
Sugestão de pauta