“Fungo do bourbon” se alimenta de vapor do envelhecimento do álcool e se espalha
Relaxe, não se trata do Cordíceps de ‘The Last Of Us’ (HBO Max). A cidade de Lynchburg, no estado do Tennessee, têm passado os últimos meses com uma infestação do “fungo do bourbon”.
Placas de sinalização, carros, casas e até a vegetação estão ficando cobertos com o fungo. A ambientação da cidade está ganhando uma tonalidade mais escura, quase totalmente preta. Segundo estudos pela região, o fungo se alimenta do vapor de álcool que sai das destilarias da gigante Jack Daniel’s, responsável por produzir o famoso bourbon.
LEIA TAMBÉM:
Os barris de carvalho, utilizados para envelhecer o produto, estão liberando uma substância que atrai e alimenta aos fungos. A agência de notícias Frisch Report publicou algumas fotos de como está a região:
Lynchburg, Tennessee — Town blanketed by black ‘whiskey fungus’ after Jack Daniel’s failed to stop emissions leaking from its barrel houses. pic.twitter.com/rGjTxu8GSG
— Frisch Report (@FrischReport) March 4, 2023
Em Lynchburg existem seis destilarias da Jack Daniel’s, todas trabalhando ao mesmo tempo e da mesma forma, o que faz com que o fungo se espalhe rapidamente pelos arredores. Os moradores conseguiram barrar a construção de uma sétima destilaria através de protestos.
Melvin Keebler, gerente-geral da Jack Daniel’s Distillery, e Donna Willis, representante da companhia, comentaram sobre a revolta da população:
“Nossas instalações atendem às regulações locais, estaduais e federais em relação aos projetos, construções e autorizações das destilarias. Estamos comprometidos em proteger o meio ambiente e a segurança e a saúde dos nossos funcionários e vizinhos” – respondeu Melvin Keebler.
“O fungo pode ser um incômodo? Sim, claro. Um incômodo que pode ser solucionado com limpeza” – respondeu Donna Willis.
Ainda segundo Willis, a companhia não se responsabilizará pela limpeza das casas por medo de causarem danos. Em resposta à sugestão da população, sobre a instalação de filtros de ar nas destilarias, Willis respondeu que não será possível. Segundo ela, a instalação dos filtros pode causar alterações na fórmula e no sabor da bebida.
Sugestão de pauta