Presidentes da Ucrânia, Estados Unidos, França, Colômbia e outros foram à internet para demonstrarem boas relações com o Brasil
Na noite de domingo (30), com 50,88% dos votos válidos em todo o país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito o novo presidente do Brasil. O candidato eleito não recebeu parabenizações apenas de seus aliados partidários e apoiadores, mas também do resto do planeta e seus maiores líderes. Confira abaixo a projeção completa dos votos e a repercussão internacional:
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, escreveu mensagem em português.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, escreveu:
“Envio aqui os meus parabéns para Luiz Inácio Lula da Silva, em sua eleição como próximo presidente do Brasil, através de uma votação livre, justa e credível. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos com a cooperação entre nossos dois países pelos próximos meses e anos”
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido, escreveu:
“Parabéns para @lulaoficial em sua vitória nas eleições do Brasil. Estou ansioso para trabalharmos juntos nos problemas que mais importam para o Reino Unido e o Brasil, desde a economia global em ascensão até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção dos valores democráticos”
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, publicou em português:
Emmanuel Macron, presidente da França:
Josep Borrell, representante internacional da União Europeia, publicou:
“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para elegerem seu próximo presidente, em uma eleição pacífica e muito bem organizada. Parabéns @lulaoficial por sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos no avanço das relações entre a União Europeia e o Brasil com o seu governo, e com as novas autoridades de Estado e Congresso”
A Embaixada da China no Brasil se pronunciou em nome do país:
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, escreveu:
“O povo brasileiro se pronunciou. Estou ansioso para trabalhar com @lulaoficial no fortalecimento da parceria entre os nossos países, para entregar resultados para os canadenses e os brasileiros, e para avançar nas prioridades mútuas – como a proteção ambiental. Parabéns, Lula!”
Gabriel Boric, presidente do Chile, publicou uma foto junto da mensagem:
Gustavo Petro, presidente da Colômbia:
Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, escreveu:
“Lula ganhou, bendito seja o povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, publicou:
“Saudamos ao @lulaoficial, presidente eleito do Brasil. Confiaremos em trabalharmos para um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as já muito boas relações bilaterais”
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, escreveu com uma foto:
“Nós te abraçamos, irmão presidente Lula”
Muitos outros representantes mundiais continuam publicando suas felicitações para o novo presidente brasileiro eleito. Com a posse marcada somente para o dia 1 de janeiro de 2023, o Brasil ainda é governado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Sugestão de pauta