Caroline de Toni eleita para a Câmara e Ana Campagnolo para a Alesc foram as candidatas mais votadas no Estado
Enquanto Caroline Rodrigues de Toni (PL) encabeçou a lista de deputada federal mais votada em SC nas eleições de 2022, Ana Campagnolo, também do Partido Liberal, liderou a votação como deputada estadual.
Conheça o perfil das campeãs de voto no Estado catarinense, e o quantitativo de votos obtidos por cada uma delas:
Caroline Rodrigues de Toni (Carol de Toni)
Ela recebeu 227.632 votos, representando 5,72% do eleitorado. Isso equivale a uma votação maior que o dobro dos votos recebidos em 2018, quando foi eleita pela primeira vez.
Desde a última eleição à Câmara, Carol de Toni manifestou apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Inclusive era filiada ao PSL, partido dele em 2018.
Caroline tem 36 anos e é natural de Chapecó, no Oeste catarinense. Formada em direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), tem mestrado em direito público pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis.
Na Câmara Federal, ocupou a função de vice-líder do governo em 2019, foi 3ª Vice-Presidente da CCJ e relatora da PEC da Prisão em 2ª Instância, do MEI Caminhoneiro e da Lei 13.968/19, que tipificou o crime de incitação ao suicídio e à automutilação.
Ana Campagnolo
Ana Campagnolo (PL) é natural de Itajaí e tem 32 anos. Ela recebeu 196.571 mil votos do eleitorado catarinense, e ocupará uma das 40 vagas da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
Ana Campagnolo é formada em História e deputada estadual em primeiro mandato, eleita em 2018. Ganhou notoriedade por ser defensora do presidente Jair Bolsonaro e de movimentos como o chamado “Escola sem partido”.
LEIA TAMBÉM:
SC aumente o número de deputadas federais
O número de mulheres na Câmara vai aumentar a partir do próximo mandato, com cinco deputadas federais eleitas. Entre os cinco candidatos mais votados, três são mulheres. Atualmente, Santa Catarina tem quatro representantes.
Além de Carol de Toni, com 5,73% dos votos, foram eleitas Ana Paula Lima (PT), com 3,75%, Julia Zanatta (PL), com 3,75%, Carmen Zanotto (Cidadania), com 3,28%, e Daniela Reinehr (PL), com 2,13%.
Das cinco eleitas, Carol de Toni e Carmen Zanotto já ocupavam uma cadeira na Câmara; a primeira segue para o segundo mandato, enquanto a segunda vai para o quarto mandato.
Ana Paula Lima foi deputada estadual por cinco mandatos e assume uma cadeira no Congresso pela primeira vez. Daniela Reinehr, atual vice-governadora, e Julia Zanatta são estreantes no cargo.
Enquanto isso, na Assembleia serão menos mulheres do que na legislatura anterior
Na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o número de mulheres vai diminuir a partir de 2023. Atualmente são quatro deputadas estaduais, no entanto apenas três foram eleitas para o próximo mandato. Duas delas foram as candidatas mais votadas para o cargo.
Ana Campagnolo assume o segundo mandato, com 4,91% dos votos. Luciane Carminatti (PT), com 2,31%, foi reeleita e vai para o quarto mandato, e Paulinha (Podemos), com 1,47%, segue para o segundo mandato.
Sugestão de pauta