O índice de valorização da região é quatro vezes maior do que a variação média nacional
Morar perto da praia é o sonho de muitas pessoas no mundo inteiro, mas acordar e se deparar com a imensidão do mar pode custar muito caro, a depender da cidade que pretenda morar. Se a meta for viver em Balneário Camboriú, vai sair um tanto quanto salgado esse investimento. É que a cidade do litoral de Santa Catarina tem o metro quadrado mais caro do país, de acordo com uma pesquisa do Índice FipeZap, que analisou as 50 cidades com os imóveis mais caros do Brasil.
Quando o assunto é moradia cara, Balneário Camboriú ganha do Leblon, no Rio de Janeiro, e do bairro Cidade Jardim, em São Paulo, que ficou em segundo lugar desta vez. A última pesquisa, que deu o título a Balneário Camboriú, foi realizada em março deste ano. O resultado anterior, que avaliou o mês de fevereiro, dava o lugar de metro quadrado mais caro a São Paulo. Isso significa que a situação mudou rapidamente em questão de apenas um mês.
Crescimento exponencial
Os imóveis e arranha-céus da cidade catarinense estão em constante valorização, já que de janeiro para fevereiro já havia sido notado um crescimento de 1,54%, que continuou no período entre fevereiro e março, com um aumento de 1,50%.
>>LEIA TAMBÉM: Projeto de Lei quer acabar com a obrigatoriedade da realização de aulas em autoescolas
Quando são analisados períodos maiores, a valorização da área fica ainda mais visível. Durante todos os meses que já passaram em 2022, a região teve uma valorização de 5,16%; se forem levados em conta os últimos 12 meses, essa alta alcança a marca de 24,93%, um índice quatro vezes maior do que a variação média nacional.
Infraestrutura voltada para o turismo
O que faz da praia de Balneário Camboriú tão interessante para que as pessoas estejam dispostas a pagar caro para morar perto dela? Uma das explicações do professor de gestão financeira Crisanto Soares Ribeiro, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), seria o alargamento da faixa de areia, feita em uma obra recentemente, que aumentou a infraestrutura turística da região.
Como foi feita a pesquisa
A pesquisa é fruto de uma parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a empresa ZAP+. O método para chegar ao resultado do índice foi acompanhar a variação da média de preço de apartamentos prontos em 50 cidades do Brasil, com base em anúncios na internet.
Investidores do mundo inteiro já cresceram os olhos para a região, que não para de crescer e não pretende recuar tão cedo. Comprar um apartamento na região se revelou um excelente investimento, que rende quatro vezes mais que a poupança, além da possibilidade do aluguel por temporada, em plataformas como o Airbnb. Para comprar um apartamento em Balneário Camboriú, uma opção é ficar de olho nos anúncios na internet ou procurar uma boa oportunidade em um leilão de apartamentos.
Sugestão de pauta