Coração pode ficar no máximo quatro horas fora do corpo humano
O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em apoio à SC Transplantes, realizou o transporte de um coração, retirado de um doador no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí, juntamente com equipe médica de captação, que foram transportados até Blumenau pelo helicóptero Arcanjo-03.
Após o pouso no heliponto do Hospital Santa Isabel em Blumenau, a equipe de captação e o coração para transplante foram desembarcados, e seguiram para o centro cirúrgico, onde um paciente aguardava para recebê-lo.
Os órgãos para transplante apresentam diferentes tempos de isquemia (tempo entre a retirada do órgão do doador, até a realização do transplante no receptor).
Leia também: Morador de Inglaterra afirma que tomar urina o deixou mais jovem
O coração apresenta um dos menores tempos de isquemia (aproximadamente de 4 horas, no máximo) e a utilização da aeronave, de heliponto a heliponto, agiliza ao máximo o transporte, evitando a perda do órgão.
Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de SC realiza transporte de órgãos para transplante, em Apoio à SC Transplantes com o helicóptero Arcanjo-03.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta