O encontro aconteceu nas dependências da FIC.
Nessa quinta-feira (10) Indaial sediou, nas dependências da FIC, o primeiro encontro anual dos GIEAs (Grupo Intersetorial de Educação Ambiental), que busca reunir representantes de diversos setores dos municípios associados ao Cimvi (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí) para compartilharem experiências relacionadas à Educação Ambiental que acontecem nas cidades.
O evento contou com apresentação do Case de Educação Ambiental Formal e Não formal do Município de Indaial,
além de momentos voltados a dúvidas, interações e demais assuntos referentes ao GIEAs.
Na ocasião, profissionais da Secretaria de Educação de Indaial também estiveram presentes para divulgar algumas das ações que acontecem nos espaços escolares da rede municipal de ensino.
Dessa forma, a Ma. professora Monalisa Ribeiro Camargo, que leciona o componente curricular de Ciências nas EBMs Professor Mario Bonessi e Juvenal Carvalho, apresentou o trabalho “A Educação Ambiental no Contexto Escolar: Vivências na Disciplina de Ciências da Natureza”, o qual foi desenvolvido junto aos alunos de 6º ao 9º ano das escolas municipais.
Além disso, a gestora Marlise Slomp Cisneiro, da Unidade de Educação Infantil João Paulo II – José Lino Kuhnen, também socializou um trabalho intitulado “O Resgate do Verde”, que teve como principal objetivo a revitalização de uma área verde próxima à UEI.
Ainda na programação do evento, o grupo visitou as dependências da Fundação Indaialense de Cultura, com destaque para a Trilha Ecológica, e posteriormente a EBM Encano Central, a fim de conhecer as práticas envolvendo Educação Ambiental na escola, uma vez que ações relacionadas ao tema são muito comuns na instituição por se localizar em uma área rural Também na região do Encano foi apresentada uma ação do Projeto Ribeirão Mais Verde, que contempla a instalação de fossas ecológicas em imóveis situados ao longo dos ribeirões Encano e Warnow para o tratamento de efluentes domésticos.
Finalizando o encontro, os participantes conheceram a Praça da Prefeitura de Indaial, onde está localizado um reservatório com vitórias-régias.
Para o secretário de Educação, Márcio Selhorst, essa foi uma ótima oportunidade para dividir experiências e mostrar aos demais municípios excelentes iniciativas voltadas à Educação Ambiental, especialmente nos ambientes escolares. “Essa troca nos possibilita conhecer novas ideias e projetos que também podem ser implantados em Indaial, além de nos permitir compartilhar com outras pessoas ações que já realizamos em nossa cidade. Foi um momento muito enriquecedor para todos os envolvidos”, comenta.
Sugestão de pauta