A ação ocorreu em Itajaí e efetuou a prisão de empresário do ramo da construção civil.
A Polícia Civil de SC, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) deflagrou nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a 2ª fase da operação “Ferrum”.
A ação ocorreu em Itajaí, ocasião em que foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um empresário do ramo da construção civil. A investigação realizada pela DFRC/DEIC iniciou após a notícia de roubo de carga de vergalhão ocorrido no dia 10/03/2021.
Um dos integrantes da quadrilha, na função de motorista, entrou em contato com a transportadora responsável pelo transporte da carga e se ofereceu para realizar o serviço. A carga de 31 toneladas de vergalhão de aço foi embarcada na cidade de São Francisco do Sul e tinha como destino Lins/SP.
Após realizar o embarque, o motorista deixou o caminhão e o semireboque carregado no pátio de um posto de combustível localizado as margens da BR-101 de Balneário Piçarras. No dia seguinte, ligou para vítima informando que o conjunto e a carga haviam sido furtados.
A DFRC/DEIC assumiu a investigação e verificou inconsistência no relato do motorista. Com o aprofundamento da investigação, foi comprovada a sua participação na subtração da carga. Durante os trabalhos investigativos da Polícia Civil apurou-se que os investigados furtaram outra carga de 30 toneladas de vergalhões de aço, no dia 21/04/2021. Na ocasião, o falso roubo foi registrado no Estado de São Paulo.
Nos dias 25 e 26/04/2021, foi recuperada a carga de vergalhão de aço que estava sendo utilizada em empreendimentos imobiliários na cidade de Balneário Camboriú. Segundo o delegado de polícia da DFRC/DEIC, Osnei Valdir de Oliveira, foi verificado que as ocorrências estavam interligadas, tratava-se do mesmo grupo criminoso, cujo principal investigado é o genro do proprietário de uma transportadora de Papanduva.
–> LEIA TAMBÉM: Governo de Santa Catarina lança Verão Mais Seguro
Apurou-se que o empresário preso nesta segunda-feira atuou para a subtração de três cargas de vergalhões de aço, totalizando 93 toneladas. Conforme publicado pela PCSC, na 1ª fase da operação “Ferrum” foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de prisão.
Sugestão de pauta