É o menor índice de roubo e de furto desde 2010 e de homicídio desde 2008.
O estado de Santa Catarina registrou as menores taxas de homicídio, furto e roubo da década. De 1º de janeiro até 30 de junho, houve queda de 21% em homicídios, 7,3% em furtos e 14% em roubos.
Ao todo, foram 723 roubos, 3.452 furtos e 83 homicídios a menos, comparado com o mesmo semestre do ano passado. É o menor índice de roubo e de furto desde 2010 e de homicídio desde 2008.
>> LEIA TAMBÉM: Homem sofre tentativa de agressão e tem bicicleta roubada em Indaial
Os números fazem parte do boletim mensal divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e refletem o investimento na área feito pelo governo Carlos Moisés. Foram destinados R$ 343 milhões à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia.
“Este é o maior valor já aplicado na área de Segurança Pública da história de Santa Catarina. Vamos continuar investindo e trabalhando para que os índices violentos continuem em queda e o Estado seja cada vez mais seguro”, disse o governador Carlos Moisés.
Para o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC, coronel BM Charles Alexandre Vieira, os dados são resultados de um trabalho duro. “Desde a criação do Colegiado todos os crimes violentos têm caído, fruto de um intenso trabalho das nossas forças de segurança”, informou.
HOMICÍDIOS
A taxa de homicídios em Santa Catarina tem permanecido em queda. Neste último semestre, foram 312 registros contra 379 casos de janeiro a junho de 2008. Número que já chegou a 515 casos em 2017, comparado ao mesmo período.
FEMINICÍDIO EM QUEDA
Neste primeiro semestre do ano, foram registrados 20 feminicídios contra 24 do primeiro semestre de 2020, e 30 em 2019. É o menor número desde 2015, quando foi criada a lei contra o feminicídio.
Sugestão de pauta