Consolidação ocorreu após nova aquisição de câmaras frias para armazenar vacinas.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Indaial, recebeu treze novas câmaras frias para armazenar imunobiológicos. Os equipamentos foram adquiridos com recurso do município e serão entregues às Unidades de Saúde com Salas de Vacina. É por conta dessa nova aquisição que a cidade se consolida como a 2ª maior Rede de Frio do Médio Vale do Itajaí (a primeira é Blumenau) e passa a contar com 16 câmaras frias.
Atualmente, nas Salas de Vacina da cidade, estão instaladas geladeiras domésticas comuns, que são acopladas com termômetros digitais. O secretário de Saúde, Paulo Moschetta, explica que a queda de energia pode comprometer a qualidade das vacinas. “Quando há queda de energia, por exemplo, a temperatura se mantém por aproximadamente três horas. Após esse período ela oscila e pode comprometer a qualidade das vacinas”.
Essas novas câmaras frias são microprocessadas, possuem controle de temperatura e nobreak, o que permite 72 horas de autonomia de funcionamento. Além disso, possui a capacidade de armazenar 22 mil doses cada.
>> LEIA MAIS: Operação Impacto de Ordem e Operação Integração é realizada pela GEIN
O secretário destacou que vão evitar o desperdício de vacinas. “É um ganho sem precedentes para a saúde do Município. Estamos cuidando do patrimônio público. As vacinas têm custo e vamos evitar desperdício. Também tem o caráter social, pois quando as vacinas armazenadas são perdidas tiramos a oportunidade de outro usuário ser beneficiado”.
Segundo Moschetta, as geladeiras tradicionais serão utilizadas no armazenamento de outros produtos nas Unidades de Saúde.
Sugestão de pauta