Foram confirmados dois bovinos com diagnóstico positivo para raiva na Mulde Central em Timbó; Ambos morreram.
O Departamento Regional da Cidasc de Blumenau confirmou dois casos positivos de raiva em bovinos na localidade da Mulde Central, em Timbó. Diante do ocorrido, a Secretaria da Agricultura de Indaial, junto à Cidasc do Município, alerta os produtores da região sobre a importância de vacinar os rebanhos de suas propriedades.
Os animais vacinados pela primeira vez devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira imunização.
“A intenção é conter e evitar novos focos da doença. A vacina pode ser adquirida pelo próprio produtor diretamente nas casas agropecuárias”, explica o secretário de Agricultura, Jacir Roni Floriano.
A orientação também é de que os produtores rurais observem seus animais, a fim de detectar possíveis sintomas da doença como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos deve-se procurar orientação de um médico veterinário e comunicar o fato no escritório da Cidasc de Indaial pelo telefone (47) 3378-8484.
A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenção e proteção.
Casos em Timbó
Nesta sexta-feira, 21 de maio, foram confirmados dois bovinos com diagnóstico positivo para RAIVA em duas propriedades distintas, na localidade de Mulde Central em Timbó/SC. Os animais morreram em um período médio de 6 dias após o início dos sintomas. O médico veterinário da CIDASC, Alison Carlesse Ribeiro realizou necropsia destes animais e encaminhou as amostras para o Laboratório da CIDASC em Joinville, sendo os resultados confirmados.
A Raiva é uma viral neurológica aguda, que acomete todos os mamíferos, inclusive os humanos (zoonose). Trata-se de uma doença com altíssima letalidade, portanto é considerada uma das mais importantes em saúde pública. A transmissão do vírus ocorre, principalmente através da mordedura de morcegos hematófagos (vampiros), cães e gatos contaminados.
LEIA TAMBÉM: Polícia Militar apreende veículo após denúncia anônima em Indaial
Para manter o controle da raiva dos herbívoros no Estado de Santa Catarina, a CIDASC realiza diversas ações. Uma delas é o controle populacional dos morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus através da captura e tratamento com pasta vampiricida já que estes são os principais transmissores da raiva no meio rural.
Lembramos que os proprietários de bovinos, equinos, cães e gatos, devem vacinar seus animais, pois é a única maneira de prevenir esta doença fatal. Caso houver dúvidas ou suspeita desta doença em animais de produção (bovinos ou equinos), as pessoas podem entrar em contato com a CIDASC de Timbó, através dos telefones: 3399-3101 ou 3399-3192.
Sugestão de pauta