Por conta da estiagem, o rio Camboriú, que abastece as cidades do Litoral Norte, está com nível abaixo do normal.
Mesmo com a chuva dos últimos dois dias, a Bacia do Rio Camboriú sofre com a escassez de água provocada pela diminuição rápida do nível do rio nas últimas 24 horas. A captação de água para tratamento e distribuição para as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú está prejudicada, informaram as empresas responsáveis pelos serviços nas cidades, Águas de Camboriú e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). É possível que falte água ou que ela chegue com pouca pressão em todos os bairros das cidades.
Em Camboriú, a situação é até mais complicada. Toda a cidade poderá sentir baixa pressão e o abastecimento poderá seguir em regime de racionamento nos próximos dias. Essas ações estão sendo avaliadas desde a manhã de sábado (12), informou a Águas de Camboriú. Os bairros de ponta de rede são os mais afetados, incluindo o Conde Vila Verde, Monte Alegre, Tabuleiro, Cedro e Rio Pequeno, mas poderá ocorrer baixa pressão também no Rio Pequeno, Centro, Santa Regina e São Francisco de Assis.
Em Balneário Camboriú, desde a tarde de sexta-feira, 11 de outubro, o nível do rio vem diminuindo muito rápido, o que deixou a régua da Emasa abaixo de 1 metro no ponto de captação de água – situação considerada preocupante. Com a chegada do feriado, o consumo de água aumentou na região, até por conta do número de alto de visitantes neste período.
“Mesmo com a chuva da última semana, a bacia do Rio Camboriú é pequena e a água não fica armazenada por muito tempo. Estamos tomando algumas medidas, mas também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente até o nível do rio subir novamente”, explica o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.
A Emasa e Águas de Camboriú ainda estão em contato com rizicultores do interior de Camboriú para liberarem água das quadras reservadas nesta época no cultivo de arroz, com o objetivo de gerar maior fluxo no ponto de captação, informaram as empresas. Também já estão fazendo uso da reserva de água do Parque Linear.
Confira algumas dicas para economizar água:
- Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água;
- Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
- Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
Fonte: G1 SC | Foto: Luiz Souza/NSC TV
Sugestão de pauta