Abastecimento de água pode ser prejudicado nesta semana em Camboriú e Balneário Camboriú

Abastecimento de água pode ser prejudicado nesta semana em Camboriú e Balneário Camboriú

Por conta da estiagem, o rio Camboriú, que abastece as cidades do Litoral Norte, está com nível abaixo do normal.

Mesmo com a chuva dos últimos dois dias, a Bacia do Rio Camboriú sofre com a escassez de água provocada pela diminuição rápida do nível do rio nas últimas 24 horas. A captação de água para tratamento e distribuição para as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú está prejudicada, informaram as empresas responsáveis pelos serviços nas cidades, Águas de Camboriú e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). É possível que falte água ou que ela chegue com pouca pressão em todos os bairros das cidades.

Em Camboriú, a situação é até mais complicada. Toda a cidade poderá sentir baixa pressão e o abastecimento poderá seguir em regime de racionamento nos próximos dias. Essas ações estão sendo avaliadas desde a manhã de sábado (12), informou a Águas de Camboriú. Os bairros de ponta de rede são os mais afetados, incluindo o Conde Vila Verde, Monte Alegre, Tabuleiro, Cedro e Rio Pequeno, mas poderá ocorrer baixa pressão também no Rio Pequeno, Centro, Santa Regina e São Francisco de Assis.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Em Balneário Camboriú, desde a tarde de sexta-feira, 11 de outubro, o nível do rio vem diminuindo muito rápido, o que deixou a régua da Emasa abaixo de 1 metro no ponto de captação de água – situação considerada preocupante. Com a chegada do feriado, o consumo de água aumentou na região, até por conta do número de alto de visitantes neste período.

Foto: Luiz Souza/NSC TV

“Mesmo com a chuva da última semana, a bacia do Rio Camboriú é pequena e a água não fica armazenada por muito tempo. Estamos tomando algumas medidas, mas também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente até o nível do rio subir novamente”, explica o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

A Emasa e Águas de Camboriú ainda estão em contato com rizicultores do interior de Camboriú para liberarem água das quadras reservadas nesta época no cultivo de arroz, com o objetivo de gerar maior fluxo no ponto de captação, informaram as empresas. Também já estão fazendo uso da reserva de água do Parque Linear.

Confira algumas dicas para economizar água:

  • Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água;
  • Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
  • Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

 

 

Fonte: G1 SC | Foto: Luiz Souza/NSC TV
Compartilhe nas suas redes sociais


Sugestão de pauta

Deixe um comentário.


Receba as novidades no seu email


Mais notícias
Atendimento