Após dois meses de reabilitação, 15 pinguins resgatados em praias de SC voltam ao mar
Quinze pinguins-de-Magalhães foram devolvidos ao mar na quinta-feira (30), na Praia do Moçambique, em Florianópolis, durante a primeira soltura da temporada de 2026.
A ação foi realizada pela Associação R3 Animal, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na capital catarinense.
Os animais haviam sido resgatados em diferentes praias de Santa Catarina ao longo do outono e inverno, após encalharem com sinais de exaustão e desnutrição.
Todos eram juvenis, indicando que estavam realizando a primeira migração a partir da Patagônia, na Argentina.

Entre os pinguins devolvidos ao oceano, quatro haviam sido encontrados juntos na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, no dia 31 de maio.
Outros três animais que faziam parte do mesmo grupo seguem em processo de reabilitação. Segundo a técnica de monitoramento do PMP-BS/R3 Animal, Stella Ferrari, o registro de sete pinguins vivos em um mesmo local chamou a atenção da equipe, já que animais debilitados costumam ser encontrados isolados.
Após o resgate, os pinguins passaram cerca de dois meses no Centro de Reabilitação da R3 Animal, onde receberam atendimento veterinário.
Os cuidados incluíram aquecimento para regular a temperatura corporal, hidratação, alimentação para recuperação do peso, além de atividades de natação para garantir o condicionamento físico e a impermeabilização das penas.
Somente após serem considerados saudáveis e aptos para sobreviver na natureza, os animais foram reunidos a outros pinguins reabilitados para a soltura em grupo.
Durante o outono e o inverno, os pinguins-de-Magalhães deixam suas colônias reprodutivas na Patagônia em busca de águas mais quentes e com maior oferta de alimentos, chegando ao litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Nesse período, é comum que indivíduos juvenis, ainda sem experiência na migração, se percam do grupo e acabem encalhando nas praias.
A poluição marinha e interações não intencionais com a pesca também podem agravar a situação.

>>>> LEIA TAMBÉM: Número de pinguins mortos em praias de SC dispara e atinge maior marca em 11 anos
De acordo com o PMP-BS/R3 Animal, até o dia 2 de agosto, Florianópolis registrou 4.550 pinguins-de-Magalhães na temporada de 2026, entre animais vivos e mortos. Desse total, 220 foram encontrados vivos no momento do resgate.
A orientação para quem encontrar um pinguim encalhado é não devolvê-lo ao mar, não oferecer alimento, não colocá-lo em contato com gelo e manter animais domésticos afastados.
O resgate deve ser acionado por meio do PMP-BS/R3 Animal pelos telefones (48) 3018-2316 ou 0800 642 3341, diariamente, das 7h às 17h.
Confira!







