Notícias de Santa Catarina

Ex-prefeito de Gaspar vira réu por supostamente usar vídeos da prefeitura para se promover

Ele terá cinco dias para apresentar sua defesa preliminar.

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Nesta quinta-feira (27), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou a denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, tornando-o réu em um processo que o acusa de usar vídeos institucionais para promoção pessoal. A decisão foi divulgada pela desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer.

De acordo com a acusação, entre 2018 e 2021, durante seu mandato, Wan-Dall teria associado sua imagem ao programa “Avança Gaspar”, usando logotipos, slogans e vídeos produzidos com verba pública.

Saiba mais!

O Ministério Público afirma que os materiais exibiam de forma exagerada o ex-prefeito e sua gestão, destacando suas ações em detrimento de administrações anteriores, e que os custos chegaram a R$ 75,2 mil, caracterizando desvio da finalidade informativa.

A defesa sustentou que as campanhas eram institucionais, questionou a forma da denúncia e afirmou não haver provas suficientes. Apesar disso, o tribunal entendeu que os elementos apresentados eram suficientes para que a ação prosseguisse, ressaltando que não é necessário comprovar o crime, apenas indicar a possibilidade de autoria.

Faça seu orçamento - Clique aqui

Com a decisão, Wan-Dall será notificado pessoalmente e terá cinco dias para apresentar sua defesa preliminar. O processo seguirá para a fase de instrução, quando serão coletadas provas e ouvidos depoimentos.

>> LEIA TAMBÉM: Ex-prefeito afirma que alertou o MP em 2024 enquanto GAECO apura fraude milionária na Seurb em Blumenau

O ex-prefeito afirmou que acompanha o caso com tranquilidade e que, no ano passado, recusou um acordo que poderia encerrar o processo mediante reconhecimento do crime, pois não considera sua conduta ilegal.

Segundo Wan-Dall, ele sempre buscou agir corretamente, contratando uma agência externa para cuidar das suas redes sociais e evitando usar recursos da prefeitura. Ele também destacou que divulgar ações de governo é prática comum entre prefeitos e que a defesa apresentará provas que comprovam a regularidade de sua gestão.

CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo