Governo de SC lança concurso público para Saúde após mais de uma década
Mais de uma década após o último certame, SES oferece 511 vagas e cadastro de reserva para profissionais de diversos níveis

O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, 14 de outubro, o tão aguardado concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), marcando a primeira seleção para efetivação de servidores desde 2012.
O edital, publicado no Diário Oficial, prevê 511 vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior, distribuídos entre a Administração Central, as 17 Regionais de Saúde e unidades hospitalares de gestão própria.
A iniciativa visa qualificar o atendimento nas unidades hospitalares da rede estadual e aprimorar a assistência à população catarinense.
Em declaração, o governador Jorginho Mello destacou os avanços na Saúde do estado:
“Tinha hospital caindo aos pedaços, sem conforto para os pacientes e nem onde sentar. Reformamos tudo, compramos equipamentos e mobília novos, abrimos leitos e aceleramos cirurgias. Agora vamos fazer esse concurso para ampliar ainda mais os avanços que iniciamos, porque a Saúde é a área em que o catarinense mais tem pressa”.
As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 15 de outubro de 2025 até às 23h59 do dia 13 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site da banca organizadora, www.institutoaocp.org.br. O certame seguirá o cronograma definido no edital.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou a importância do concurso:
“Depois de quase 14 anos sem seleção pública, o governador cumpriu seu compromisso. Este edital contempla vagas na administração, nas regionais de saúde, na vigilância em saúde e na assistência hospitalar. Pedimos a todos que se inscrevam para fortalecer a estrutura que impacta a vida de mais de oito milhões de catarinenses. São 511 vagas e cadastros de reserva, que naturalmente serão chamados”.
O concurso oferece oportunidades para médicos de diversas especialidades, sanitaristas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, técnicos administrativos, entre outros cargos.
>>>> LEIA TAMBÉM: Santa Catarina recebe 56 doses de antídoto para tratar intoxicações por metanol
Um destaque é a inclusão de vagas para sanitaristas, profissionais responsáveis pela gestão da saúde pública e organização da rede de atenção, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços e do atendimento à população.
A prova objetiva está prevista para o dia 11 de janeiro de 2026 e será aplicada em oito cidades catarinenses: Florianópolis, Joinville, Criciúma, Lages, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Joaçaba.
Todas as informações sobre o concurso público da SES/SC podem ser acompanhadas nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde e no portal da banca organizadora do certame.









