Blumenau inicia processo para se tornar cidade-irmã de Trento, na Itália
Parceria pode ser inédita entre município brasileiro e a cidade italiana
O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, entregou nesta terça-feira (16), em Trento, o pedido formal para a criação de um Pacto de Amizade entre os dois municípios.
A iniciativa, apresentada durante missão oficial da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) à Itália, representa o primeiro passo para que Blumenau e Trento estabeleçam oficialmente a condição de cidades-irmãs.
Caso se confirme, Blumenau poderá ser a primeira cidade brasileira a firmar esse tipo de parceria com Trento, conhecida como Gemellaggio.
A reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Trento, onde Ferrari e a comitiva da Amve foram recebidos pelo prefeito Franco Ianeselli.

O chefe do Executivo de Blumenau destacou a importância da imigração italiana na formação cultural de Santa Catarina e mencionou festas como a Oktoberfest e a Festitália, para as quais Ianeselli recebeu convite oficial.
Ferrari reforçou que o acordo não beneficiará apenas Blumenau, mas todo o Vale Europeu, com perspectivas de avanços nas áreas cultural, turística, acadêmica e econômica.
Segundo Ferrari, a receptividade foi positiva e fortalece a expectativa de que o pacto seja firmado até o fim do ano. Para ele, trata-se de uma oportunidade de ampliar o intercâmbio cultural, social e tecnológico, criando uma conexão que poderá marcar a história da região, de Santa Catarina e do Brasil.
A proposta se baseia nas afinidades entre Blumenau e Trento. Ambas têm forte influência cultural europeia, mesclando tradições alemãs e italianas, além de valorizar festas populares, cultura e gastronomia como atrativos turísticos.
>>>> LEIA TAMBÉM: Câmara Mirim celebra 25 anos com sessão solene e homenagens em Blumenau
Os dois municípios também são reconhecidos como polos universitários e de inovação, além de compartilharem o senso de pertencimento comunitário e o voluntariado como traços marcantes.
De acordo com informações da Comune di Trento, a cidade mantém atualmente apenas quatro acordos de Gemellaggio: com Praga, na República Tcheca; Donostia, na Espanha; Kempten, na Alemanha; e o distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim.
O prefeito Ianeselli ressaltou as semelhanças culturais entre Trento e Blumenau e destacou a relevância de ampliar os vínculos turísticos, acadêmicos e institucionais.

O processo segue a legislação europeia, que prevê a assinatura de um Pacto de Amizade como etapa inicial. A partir dele, poderá ser oficializada a condição de cidades-irmãs.
Ao final do encontro, os prefeitos reforçaram a intenção de firmar o acordo, considerado um avanço significativo nas relações entre Blumenau, o Vale Europeu e Trento.







