Notícias de Política

Bancada de SC no Senado adota posição unânime contra Moraes

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Brasília – 6 de agosto de 2025 – A bancada de Santa Catarina no Senado Federal se consolidou, nesta semana, como totalmente contrária à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com recentes declarações e posicionamentos públicos, os três senadores catarinenses — Jorge Seif (PL), Esperidião Amin (PP) e Ivete da Silveira (MDB) — têm adotado discursos críticos ao magistrado, especialmente em relação às decisões envolvendo a operação da Polícia Federal contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais!

A mudança mais recente veio da senadora Ivete da Silveira, que até então mantinha uma postura mais moderada em relação ao Judiciário.

Bancada de SC no Senado adota posição unânime contra Moraes
Senadora Ivete da Silveira

Em entrevista nesta segunda-feira (5), Ivete afirmou que “não se pode admitir que um único ministro concentre tanto poder” e defendeu uma “revisão urgente do equilíbrio entre os Poderes”.

Faça seu orçamento - Clique aqui
Bancada de SC no Senado adota posição unânime contra Moraes
Senador Jorge Seif

Jorge Seif, alinhado à direita e defensor de Bolsonaro, já vinha se manifestando abertamente contra Moraes desde o início do mandato. Em suas redes sociais, Seif voltou a chamar o ministro de “autoritário” e disse que “a Constituição está sendo rasgada diante dos olhos do povo brasileiro”.

Bancada de SC no Senado adota posição unânime contra Moraes
Senador Esperidião Amin

Já Esperidião Amin, com histórico de posições mais técnicas e ponderadas, também endureceu o tom nos últimos meses. Em pronunciamento no plenário, o senador afirmou que há “excessos inadmissíveis por parte de setores do Judiciário que ameaçam a liberdade de expressão e o devido processo legal”.

>>LEIA TAMBÉM: Carlos Bolsonaro participa de ato em SC contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

O alinhamento dos três senadores contra Alexandre de Moraes é sintomático do atual momento de tensão entre parte do Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Parlamentares de diversas bancadas têm discutido propostas que limitariam os poderes da Corte, como mandatos fixos para ministros e maior controle sobre decisões monocráticas.

No contexto catarinense, a união da bancada no Senado reflete o perfil majoritariamente conservador do eleitorado do estado, que nas últimas eleições demonstrou forte apoio a pautas de direita e críticas à atuação do STF, especialmente nas ações que envolveram figuras ligadas ao bolsonarismo.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo