Notícias do Médio Vale do Itajaí

Justiça absolve adolescentes acusados de planejar ataque em escola de Rodeio

"Foi uma brincadeira infeliz, mas eles aprenderam a lição", disse o advogado ao Misturebas News.

ANUNCIE AQUI
GRUPO MISTUREBAS

Dois adolescentes foram absolvidos pela Justiça das acusações de ameaça, atentado contra o funcionamento de serviço de utilidade pública e incitação ao crime.

Em abril de 2023, eles criaram duas páginas no Instagram chamadas “pretendomatarvcs” e “pretendofazerkill” com conteúdos que sugeriam a promoção de um atentado na escola básica Santo Antônio, de Rodeio.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

Na época, o fato gerou pânico na cidade.

A Polícia Civil e o Ministério Público (através do CyberGAECO) identificaram os adolescentes que foram apreendidos e internados no Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP), de Blumenau, e depois foram transferidos para a CASEP de São José, onde ficaram reclusos por 30 dias.

FOZIT

O advogado criminalista Fábio Alexandre Neitzke, que defendeu um dos jovens, comemorou a decisão judicial e considerou que a absolvição era a medida mais correta no caso.

Justiça absolve adolescentes acusados de planejar ataque em escola de Rodeio
Advogado Fábio Alexandre Neitzke

Em nenhum momento, foi minimamente comprovada a intenção real de cometer qualquer ato de violência. A conduta dos jovens – postagens em redes sociais – não configurava real ameaça e nem estímulo ao cometimento dos crimes pelos quais foram acusados”, afirmou ao Misturebas News.

O advogado lembra que na época em que os jovens criaram as páginas havia acontecido o atentado na creche de Blumenau, em que morreram quatro crianças.

RELEMBRE O CASO: Polícia Civil de SC identifica autores de suposta ameaça de atentado em Rodeio

Com isso, na avaliação do criminalista, houve uma pressão da sociedade sobre a polícia.

Infelizmente, os jovens fizeram uma brincadeira infeliz no pior momento possível e, em função disso, suas vidas viraram de cabeça para baixo. Os dias em que passaram privados de liberdade foram de angústia e sofrimento para eles e suas famílias. Tenho certeza que aprenderam a lição.”

O advogado acredita que o caso deve servir de exemplo a todos, jovens e adultos.

É preciso entender que o ambiente da internet não é terra sem lei, tudo que é feito na internet repercute na vida real e deixa rastros. Hoje em dia, a polícia faz monitoramento das redes sociais e está atenta a ameaças em geral”, alerta.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Um Comentário

  1. Isso virou piada! Porque mais uma vez teve uma criança que foi armada para a escola, e a diretora não tomou nenhuma providência. Vamos esperar o pior acontecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo