Governo de SC e líderes indígenas firmam acordo para manutenção da barragem norte em José Boiteux
O Governo de Santa Catarina e líderes indígenas firmaram um acordo nesta segunda-feira (17) para a manutenção da Barragem Norte, em José Boiteux, e melhorias nas condições de moradia das aldeias próximas.
O compromisso foi selado durante uma reunião conduzida pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, no gabinete do prefeito Neno.
Durante o encontro, o secretário anunciou a ampliação do projeto de habitação para a comunidade indígena, aumentando de 30 para 43 o número de moradias previstas.
Além das casas, serão construídas duas igrejas e duas casas paroquiais. A vistoria técnica na barragem está marcada para quarta-feira (19), com equipes da Defesa Civil e da Celesc, para levantamento dos materiais necessários à manutenção da estrutura.
Hildebrandt destacou a necessidade do diálogo e reforçou o compromisso do governo com a segurança da população.
“Estamos trabalhando para resolver uma dívida histórica com aquela comunidade. Em contrapartida, nossas equipes poderão iniciar a vistoria na barragem, essencial para a segurança do Vale do Itajaí”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Indígenas ocupam barragem de José Boiteux em protesto, e muros são encontrados destruídos
A Barragem Norte é uma das principais estruturas de contenção de cheias em Santa Catarina, mas enfrenta dificuldades técnicas e sociais.
Com os novos investimentos, o governo busca garantir sua plena operação e atender às demandas da população indígena.
O encontro contou com a presença do prefeito de Vitor Meireles, Marcelo Darolt, do Cacique Presidente e de representantes de sete das nove aldeias da região.