Instabilidade avança pelo estado com risco de tempestades e danos
O fenômeno é resultado do deslocamento de umidade do mar para o continente.

O estado enfrentou uma quarta-feira (19) com clima instável desde o início da manhã, com chuvas fracas e isoladas entre o centro e o Litoral. O fenômeno é resultado do deslocamento de umidade do mar para o continente, combinado com a movimentação de calor e umidade para o Sul do Brasil.
No entanto, a situação piorou à tarde, quando as condições atmosféricas se intensificaram, gerando temporais com chuvas fortes, raios, rajadas de vento e até granizo. Enquanto no Grande Oeste os temporais ocorreram de forma mais localizada, o Litoral registrou uma maior quantidade de municípios atingidos.
O risco foi classificado como moderado a alto, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e danos diversos, como destelhamentos, quedas de árvores e falhas na rede elétrica.
A previsão para quinta-feira (20) indica que a instabilidade climática será mais forte no norte do estado, com chuva intensa e persistente, além de temporais. No restante da região, os temporais serão mais pontuais, concentrando-se na tarde e noite. O risco de ocorrências perigosas permanece elevado, incluindo alagamentos e danos estruturais devido aos temporais.

>> LEIA TAMBÉM: PGR denuncia Bolsonaro e 33 pessoas por tentativa de golpe de estado e outros crimes
A Defesa Civil emitiu orientações de segurança para a população. É importante procurar abrigo seguro durante os temporais e evitar atravessar áreas alagadas ou pontes submersas.
Também é recomendado redobrar a atenção em áreas de risco de deslizamentos e ficar alerta à estabilidade de árvores, postes e paredes, que podem sofrer danos com as condições climáticas adversas.