Com a forte recepção, o filme desponta como um dos favoritos para o Oscar de Melhor Filme Internacional.
A atriz brasileira Fernanda Torres conquistou na noite do último domingo (5), em Los Angeles, o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua marcante atuação em Ainda Estou Aqui. Dirigido por Walter Salles, o longa retrata a busca de uma mulher pela verdade sobre o desaparecimento do marido durante a ditadura militar no Brasil.
No improvisado discurso de agradecimento, Fernanda emocionou o público ao dedicar o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos, por Central do Brasil.
“Que história, Walter!”, disse a atriz, referindo-se ao diretor. Ela também expressou gratidão ao marido, Andrucha Waddington, e ao ator Selton Mello, que interpretou seu companheiro no filme.
Esta é a primeira vitória de um artista brasileiro no Globo de Ouro desde 1999, quando Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles, levou a estatueta de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
“Esse prêmio prova que a arte tem um poder transformador e permanece relevante mesmo em tempos difíceis”, declarou Fernanda, citando Eunice Paiva, sua personagem no filme.
Fernanda, que recebeu o troféu das mãos da atriz Viola Davis, concorria com nomes de peso, como Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), Kate Winslet (Lee), e Pamela Anderson (The Last Showgirl). “Só de estar entre essas mulheres incríveis, eu já me sentia vitoriosa”, afirmou a brasileira, reconhecendo o impacto das performances femininas no cinema em 2024.
>> LEIA TAMBÉM: Globo de Ouro 2025: Brasil é destaque com “Ainda Estou Aqui” na disputa como melhor filme internacional
Embora Ainda Estou Aqui tenha perdido o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa para Emilia Pérez, o longa já acumula uma série de conquistas. Ele venceu na categoria Melhor Roteiro no Festival de Veneza, onde foi ovacionado por dez minutos, além de levar o Prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver e um Critics Choice Award pela atuação de Fernanda.
Com a forte recepção, o filme desponta como um dos favoritos para o Oscar de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres também pode concorrer na categoria de Melhor Atriz, e o roteiro, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, tem chances de disputar como Melhor Roteiro Adaptado.
“Ainda Estou Aqui” não é apenas um marco para a carreira de Fernanda Torres, mas também para o cinema brasileiro, reafirmando sua relevância e força no cenário internacional.
Sugestão de pauta