Com a ação, a polícia de Blumenau conclui o inquérito de 26 furtos em transporte coletivo
A Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Blumenau, pertencente ao Departamento de Investigações Criminais, realizou a Operação Pickpocket para cumprir seis mandados de prisão preventiva contra uma associação criminosa interestadual especializada em furtos na modalidade punguista.
A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, por volta das 7h e teve como foco um grupo agia em transportes públicos, principalmente contra idosos e pessoas vulneráveis.
O nome Operação Pickpocket faz referência à prática do grupo, que subtraía dinheiro e pertences pessoais de passageiros nos horários de pico, aproveitando-se da aglomeração.
Os criminosos atuavam de forma discreta, misturando-se à população e aproveitando momentos de distração das vítimas. Além disso, utilizavam cartões bancários roubados para realizar compras e saques em caixas eletrônicos.
Parte do grupo já havia sido presa em 22 de março deste ano. Com o avanço das investigações, outros integrantes foram identificados, e o envolvimento da organização criminosa em ao menos 26 casos foi comprovado, entre 1º de fevereiro e 22 de março O prejuízo total às vítimas ultrapassa R$ 45 mil.
Nesta quarta-feira, policiais da DRR, com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil do Paraná, prenderam três mulheres e um homem nas cidades de Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Leia também:
Os outros dois envolvidos já estavam presos e foram notificados no sistema prisional.
O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público para análise e oferecimento de denúncia.
Sugestão de pauta