O queijo Testo, produzido pela empresa Alimentos Pomerode, foi premiado com a medalha Super Ouro no 2º Concurso de Queijos Artesanais de Santa Catarina, realizado em Rio do Sul.
Entre os 27 queijos classificados com notas de 9 a 10, o Testo destacou-se pelo sabor intenso, resultado de um processo de maturação de 12 meses.
A premiação reforça a qualidade da queijaria, comandada pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, que se consolidaram no mercado de queijos finos desde 2017.
Ao todo, 175 queijos de 50 queijarias de várias regiões de Santa Catarina participaram da disputa. Além dos 27 premiados com Ouro, 32 queijos receberam medalha Prata, e 51 levaram Bronze.
Segundo a engenheira de alimentos da empresa, Isadora de Andrade, essa premiação é mais uma prova da excelência dos produtos.
-
LEIA TAMBÉM: Mulher furta carne e queijo em supermercado de Pomerode para ser presa como forma de proteção contra ameaças
“O queijo Testo é maturado por 12 meses, tem casca lavada, é semiduro, com cristais de tirosina na massa e oferece um sabor marcante de caldo de carne com notas amendoada”, descreve.
O concurso foi promovido pela Epagri, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (Amavi) e a Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), segundo a Secom. A próxima edição acontece em videira, em 2026.
Sugestão de pauta