Apesar da presença da fumaça, a semana começou com tempo firme em boa parte de SC.
Nesta semana, a fumaça originada pelas queimadas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil voltou a cobrir os céus de Santa Catarina. Imagens de satélite da Epagri já mostravam a presença da fumaça sobre o Estado na manhã da última segunda-feira (23).
A dispersão das partículas no céu catarinense é resultado da mudança nos ventos, que passaram a soprar em direções nordeste e noroeste.
De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, essa condição deve se manter até o final da semana. No entanto, entre a noite de quinta (26) e a manhã de sexta (27), a mudança dos ventos para o sul deve afastar a fumaça da região.
A presença de fumaça também impacta diretamente a qualidade do ar. Na manhã de segunda, a plataforma IQAir, que monitora a qualidade do ar em diversas partes do mundo, registrou um índice de 81 em Florianópolis, classificado como moderado.
A escala usada pela IQAir para medir a qualidade do ar varia de 0 a 50 (qualidade boa); de 51 a 100 (moderada); de 101 a 150 (insalubre para grupos sensíveis); de 151 a 200 (insalubre); de 201 a 300 (muito insalubre); e acima de 300 (perigoso).
As recomendações para os moradores da capital catarinense incluem manter portas e janelas fechadas. Grupos vulneráveis, como idosos e crianças, devem evitar atividades ao ar livre e utilizar máscaras, se necessário.
Apesar da presença da fumaça, a semana começou com tempo firme em boa parte de Santa Catarina, com sol predominando em diversas regiões. Apenas o litoral apresenta mais nuvens, devido à instabilidade no Rio Grande do Sul e à influência de um nevoeiro marítimo.
• LEIA TAMBÉM: “Chuva preta” e “sol alaranjado”: fumaça de queimadas assusta o Sul do Brasil
A massa de ar quente e seco garante a continuidade do tempo estável no Estado, com temperaturas ultrapassando os 30°C e se aproximando dos 40°C em algumas localidades.
A mudança no tempo é esperada a partir de quarta-feira (25), quando o calor intenso, aliado à chegada de uma frente fria, deve provocar pancadas de chuva e possíveis tempestades nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (26), a frente fria avança, mantendo o tempo instável, com chances de chuva e temporais. O retorno da estabilidade climática está previsto para sexta-feira (27) e o fim de semana, com temperaturas típicas da estação.
Sugestão de pauta