As temperaturas seguirão elevadas durante a tarde.
Uma forte massa de ar frio se aproxima de Santa Catarina, trazendo consigo um volume expressivo de chuvas que pode superar 155 milímetros nos próximos dias.
O avanço deste sistema meteorológico aumenta a probabilidade de enchentes, deslizamentos de terra e tempestades, especialmente a partir de quarta-feira (25), quando a frente fria, originada no Rio Grande do Sul, chega ao território catarinense.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, a região centro-sul já se prepara para enfrentar precipitações significativas, com acumulados que podem ultrapassar os 150 milímetros nos próximos cinco dias, elevando o risco de enchentes e deslizamentos.
A chegada dessa massa de ar frio ao estado catarinense traz um alerta para condições severas de clima, com previsão de tempestades, queda de granizo e ventos fortes.
Essas condições adversas podem afetar plantações, danificar estruturas rurais, derrubar árvores e causar cortes no fornecimento de eletricidade, sobretudo nas áreas próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul.
• LEIA TAMBÉM: Chuvas podem ultrapassar 100mm no norte catarinense neste domingo (15)
Para esta segunda-feira (23), a expectativa é de céu mais encoberto no litoral e regiões vizinhas, com possibilidade de chuvas fracas e esparsas, como na capital, Florianópolis. Na cidade, os termômetros devem marcar mínimas de 19°C e máximas de 27°C.
As temperaturas seguirão elevadas durante a tarde, com máximas acima dos 36°C no Oeste e próximo aos 30°C nas demais áreas.
Ventos de intensidade leve a moderada, soprando entre nordeste e noroeste, podem alcançar rajadas de até 50 km/h, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, conforme informações da Defesa Civil.
Sugestão de pauta