A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Aviso Meteorológico em nível de Atenção devido à intensa massa de ar seco e quente que tem afetado a região desde o final de agosto e início de setembro, devido as queimadas.
A umidade relativa do ar caiu abaixo de 30%, especialmente no Grande Oeste e Planaltos, onde atingiu 20% nesta semana.
Esse cenário de baixa umidade e onda de calor tem elevado os riscos de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente no Oeste e Extremo Oeste catarinense.
Além disso, ventos têm trazido fumaça de queimadas de outras regiões, piorando a qualidade do ar e apresentando riscos adicionais à saúde. As recomendações para a população são:
-
LEIA TAMBÉM: Queimadas no Brasil aumentam 78% em 2024: Amazônia é a mais afetada
- Hidratação: Beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, para manter o corpo hidratado. A ingestão abundante de água é a melhor medida para garantir a hidratação.
- Ambientes Internos: Utilizar umidificadores de ar ou recipientes com água para melhorar a umidade do ambiente.
- Exposição ao Ar Livre: Evitar atividades físicas ao ar livre, sobretudo pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.
- Cuidados Médicos: Procurar assistência médica caso persistam irritações ou sinais e sintomas respiratórios.
A previsão indica que a partir de sexta-feira (13), a chegada de uma frente fria deve trazer aumento de umidade e chuva, melhorando a qualidade do ar. Devido a alta concentração de fuligem no ar, a chuva pode apresentar cor escura, a chamada “chuva preta”.
Sugestão de pauta