Nesta segunda-feira, 19, acontece o fenômeno da superlua azul, o que significa que a lua cheia estará mais cheia e mais brilhante. Isso acontece quando a lua está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra.
O evento ocorre uma vez a cada dois anos, e nesta segunda-feira poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil, sem qualquer tipo de equipamento.
A previsão é que a lua apareça no céu a partir das 15h25. Contudo, a melhor visualização será ao anoitecer. A olho nu, ela parecerá enorme e brilhante no céu.
>> LEIA TAMBÉM: Jovem de 15 anos revoluciona após criar sabonete para câncer de pele
Apesar do nome “azul”, isso não significa que será possível observar qualquer alteração na coloração da lua. A origem do termo não é bem conhecida, mas ocorre pelo menos desde o século XIV e tem a ver com as estações astronômicas.
O que é uma superlua?
A distância média entre a Lua e a Terra é de 384.400 quilômetros, mas a distância real varia ao longo do ano. Quanto mais próximo nosso satélite natural chega do planeta maior e mais brilhante ele parece no céu.
As luas cheias que chegam mais perto da Terra são chamadas de superluas.
Na terça-feira, 20, a ocultação de Saturno pela lua também será visível. O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo.
Sugestão de pauta