Após um período de frio intenso, vem aí uma forte onda de calor que vai atingir grande parte do país.
Segundo o Climatempo, uma forte massa de ar quente está se estabilizando na região central e vai elevar as temperaturas causando um cenário de “gangorra térmica” em algumas regiões, o que significa dizer que a diferença entre a mínima e a máxima será grande no mesmo dia.
O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17). Já com temperaturas mais altas, a onda de calor vai começar oficialmente no domingo, 18 de agosto e deve durar pelo menos até o dia 22 no país.
No mapa mostrado acima, boa parte de Santa Catarina aparece em vermelho, o que significa que as temperaturas ficarão de 5 a 7ºC acima da média.
>> LEIA TAMBÉM: Cidade de SC registra neve pela 2ª vez no ano
Timbó
Na sexta-feira, os termômetros começam a subir e vão marcar máxima de 31ºC (com mínima de 16ºC). No sábado, a temperatura mais fria do dia também será de 16ºC, mas a máxima sobe um grau chegando a 32ºC.
O auge da onda de calor será no domingo, com mínimo de 17ºC e máxima de 33ºC.
Saúde
O Climatempo alerta que a umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
O tempo seco associado à baixa umidade relativa do ar pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação.
Sugestão de pauta